top of page

NOSSOS PROJETOS

Desenvolvemos propostas para diversos públicos em variados formatos, sempre pautando as identidades culturais e a diversidade.

miniatura_site.jpg
acolhendo você

O coletivo Manifesto Crespo é parceiro da Acolhendo Você, uma rede de acolhimento psicológico aos trabalhadores que atuam nos serviços de saúde e assistência social nas periferias de São Paulo, durante a pandemia da Covid-19.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

acolhendo você
identidade, território, resistência
e amor
identidade,
território,
resistência
e amor

Diálogo sobre as estratégias de re-existência territoriais, entre lideranças que diante dos desafios políticos e sociais buscam o Amor e o Bem-Viver em suas comunidades.

tecendo e Trançando arte

Uma atividade onde o público é convidado a refletir sobre sua relação com cabelo e dialogar sobre estética e identidade. É aplicada para todas as idades e apresenta variadas técnicas de tranças, dreads e penteados afro, como saberes de expressão artística ancestral.

tecendo e Trançando arte
estampando saberes

Um espaço para se debruçar sobre os adinkras, um conjunto de símbolos que formam um sistema de transmissão de valores, acumulados pelo povo akan, presentes na África do Oeste. Além de estampar superfícies diversas, esta oficina proporciona um mergulho na cultura africana em seus significados e poesia.

estampando saberes
corpo e
movimento

Atividade de expressão corporal que resgata a memória e a dança através de musicalidades da cultura popular brasileira, da cultura africana e caribenha. São vivenciadas danças como o jongo, caboclinho, côco de roda e cacuriá.

corpo e
movimento
oficina de turbantes

Promove um encontro que dialoga estética e identidade, costuradas ao tema da ancestralidade e finaliza com o ensino de técnicas de torço e amarrações do tecido.

oficina de
turbantes
cartografia adinkra

Atividade dedicada construir uma cartografia e a falar de aperfeiçoamento e avanços tecnológicos existentes na MEMÓRIA. Seja essa RAM, impressa e armazenada em clouds ou em bibliotecas, o grande objetivo é anotar aspectos geográficos, pesquisar e desenvolver análises e reconhecimentos. Propomos uma expedição no território para identificar vestígios de memória ancestral grafados pela cidade e nos arredores, sobretudo dos símbolos adinkra.

cartografia
adinkra
abayomi_edited.jpg
bonecas abayomi

Feitas a partir de inventividade e retalhos de tecido, estas bonecas promovem o encontro precioso da história de resistência dos povos africanos. As bonecas negras expressam o resgate e a memória de uma população que se muniu de várias estratégias para manter viva sua existência através da memória.

bonecas
abayomi
dreads:
pra que te quero
dreads:
pra que te quero?

A oficina “Dreads: Pra que te quero?” convida o público a vivenciar de forma lúdica a prática das chamadas "tranças jamaicanas" e "dreads de lã", dialogando sobre o histórico e contexto do uso dos dreads.

di rainha

Festa-Sarau itinerante e independente, idealizada pelo coletivo Manifesto Crespo, dedicada as africanidades e multi linguagens artísticas como: performance, artes plásticas, visuais, literatura, discotecagem, pocket-show, tendo todas as ações protagonizadas por mulheres negras. 

di rainha
formação para educadores

Desenvolvimento de propostas formativas para educadores sobre relações étnico-raciais, gênero e sexualidades, imigração e promoção da diversidade para projetos pedagógicos.

formação para
educadores

Formação para professores da EMEI Nelson Mandela

ConsultoriaInstitucional.png
consultoria institucional

Atendendo à crescente demanda de discussão para a promoção da diversidade em ambientes corporativos, elaboramos propostas ajustadas às necessidades de cada caso, acerca dos temas das relações étnico-raciais, gênero e sexualidades.

consultorias
institucionais

Formação para colaboradores do SESC Belenzinho

bottom of page